maio 2011 ~ Coringa Tattoo

terça-feira, 24 de maio de 2011








Gueixa ("pessoa de artes") são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto. A palavra geiko é usada em Kyoto para descrever as gueixas. Gueixas eram muito comuns no século 18 e 19, e existem atualmente em menor número. Em português a grafia é Gueixa, em japonês a palavra é "Geisha" com a mesma pronúncia. Em Kansai é usada a palavra "geiko" e a palavra "maiko" é usada nos distritos de Kyoto. As gueixas não tem relação com a prostituição; porém, a palavra "geisha girl" tem, e foi usada durante a ocupação americana no Japão, denegrindo a imagem das gueixas. Na China a palavra gueixa é traduzida como "yi ji", que soa como "ji" e em chinês também tem relação com a prostituição. Mas, as gueixas entretem por meio da cultura e das tradições, não pelo sexo. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial algumas gueixas se tornaram prostitutas, o que também prejudicou a imagem delas, deturpando o conceito.

Para se tornar uma gueixa, primeiramente, era preciso, quando ainda criança ou adolescente, ingressar numa casa onde só viviam gueixas (oki-ya), comandadas por uma mulher (okami-san) já experiente, geralmente uma ex-gueixa. Estas casas se localizavam em comunidades só de gueixas (hanamachi, lê-se "ranamáti"), prevalecendo o poder feminino, ao contrário do que acontecia no resto do Japão.

As aprendizes (maiko) eram, desde crianças, especiais, isto é, eram consideradas crianças muito inteligentes e de beleza rara. Elas ingressavam na oki-ya fazendo trabalhos domésticos, como limpeza das casas, lavagem das indumentárias etc, para depois, quando adolescentes, começarem seu rigoroso treinamento para se tornar uma gueixa. Muitas destas crianças eram vendidas por suas famílias para estes estabelecimentos, mas, hoje em dia, a adolescente ingressa por decisão própria, não sendo muito aceita pela sociedade por isto.

Elas aprendiam as artes da dança, pintura, caligrafia, música, dicção, etiqueta, acrobacias, interpretação teatral e tinham que estudar muito, até atingirem uma perfeição, possuindo uma formação privilegiada das demais mulheres japonesas. As gueixas eram as únicas mulheres do Japão que possuíam a oportunidade de alcançarem uma independência, por nunca casarem e nem terem ocupações domésticas, dedicando-se inteiramente à profissão. Outra peculiaridade é o fato de poderem ter filhos, e serão privilegiados somente os do sexo feminino, ao contrário de todo o Japão.

Além de toda a formação intelectual, elas tinham de ter uma aparência impecável: vestiam kimonos cheios de adornos, que pesavam muitos quilos, uma maquiagem que cobria todo o rosto de branco (oshiroi), usavam tamancos de madeira (zori) e tinham que estar sempre alegres e com postura delicada.

As casas onde viviam eram sustentadas por um homem rico e, muitas vezes, casado - o danna. Geralmente esta figura possuía uma gueixa como amante, mas o fato de esta ter contato íntimo com algum homem era raro.

Elas eram mulheres contratadas por homens poderosos e milionários para entretenimento e atração em festas, reuniões, jantares, e o objetivo delas era tratar seus clientes muito bem, proporcionando momentos de prazer, com boas conversas, para que este descontraísse e se sentisse inteligente. Elas os seduziam com sua beleza, dotes artísticos e encantamento. Cada momento com gueixas pode custar uma fortuna. É um mundo privado, misterioso e para poucos.

Golfinho







O Golfinho tem sua popularidade muito forte no desígnio de tatuagem existe uma empatia muito grande em cima desse animal, acredita-se que os golfinhos servem como nossa conexão entre o mundo dos homens, e o mundo subaquático do mar esta conexão entre o golfinho e a humanidade conduziu a grandes compreensões e inovações, como interação de golfinho e terapia.

Nadando com golfinhos ajuda as crianças a superar diversos impedimentos, a aprendizagem desafia e acalma o sofrimento de indivíduos com depressão severa ou angústia mental. Essa figura é procurada por diversas pessoas com diferentes problemas de vida, pois a suam simples imagem traduz tudo acima escrito.

Flores






Flores como desígnios de tatuagem, são o ornamentos mais que bonitos, em bonitas meninas, flores são a incorporação da natureza são símbolos concisos do ciclo de vida, procriação, morte e renascimento.

As Flores vieram representar um miríade de convicções diversas em culturas diferentes, por exemplo, no oriente, a flor de lótus tem um significação espiritual, como faz a rosa no Ocidente, o espectro de presentear com flores, pode ter importância simbólicas, tais como: branco para pureza, vermelho para paixão ou representar o sangue de Cristo entre os catolicos.

O significado da tatuagem de Flor tem um simbolismo largamente interpretado, nós encontramos isto diariamente em arte, literatura, folclore, e mitologia, o mistério e magnificência que esperam ser achado. Também é encontrado nos remédios antigos de farmacêuticos e herborista, as flores não só trouxeram alegria, felicidade e mensagens de amor, mas foram usadas para curar enfermos e encorajar morte durante a última viagem por esta vida.

Flores nos inspiraram, são sinônimos de doçura, beleza e cura, e até mesmo qualidades mais abstratas como nobreza, serenidade, e inocência são uma fonte de alegria e nos emprestaram à imaginação e fantasia da mente humana, o colorido a forma, cheiro e características sem igual deram origem a mitos miríades cujos nomes eram sinônimos de flores.

A Violeta, Jacinto, e Narciso são flores com nomes derivados da mitologia grega, por exemplo, a Violeta levou seu nome da pequena ninfa , muito amada por Zeus, para evitar o ciúme de sua esposa, Zeus colocou no campo doces violetas, e era tudo que ela se poderia comer assim ela passou a alimentar, enfeitar e perfumar os lindos campos, a Violeta modesta se tornou a favorita pelas pessoa de maior idade com seu doce perfume e folhas em formato de coração amoldadas durante os tempos medievais foram vistas como um símbolo de amor fiel, humildade e castidade, na Roma antiga, porém, a violeta era uma flor funerária e símbolo de paz até mesmo hoje, a púrpura de sua cor é um símbolo por lamentação. A Anêmona e a Papoula são as duas maiores flores associadas com morte e sono, simbolizaram os soldados caídos das duas guerras mundiais a Anêmona é caracterizada no mito de Afrodite que lamenta a morte de Adonis a flor foi concebida de suas lagrimas, fadas dormem nas pétalas fechadas da Anêmona, enquanto ao despertar as pétalas abrem-se pela manhã, enquanto o Ópio (Papoula) se tornou o símbolo de sono, já a Anêmona tem um significado diferente no folclore na idade media, quando era um símbolo de proteção contra mal.

A simplicidade natural da Margarida, campainha branca e Sino Azul inspirou os amantes, artistas, e poetas que cantaram aos elogios a elas, mas tudo levam uma advertência, ao escolher a flor a se presentear a Margarida pode ser um símbolo de inocência, ao optar pelo Sino Azul, conota a constância e amor perpétuo, mas é conhecido também para ser uma flor azarada para se escolhida igualmente a campainha branca que simboliza esperança e o retorno a vida depois do inverno longo é altamente venenosa e azarada se trazida para casa.

Flores são cada vez a mais doce arma do amante, para demonstrar seus sentimentos quando o mesmo é por algum motivo proibido expressar publicamente declarações apaixonadas de amor. Um buquê contem intenções codificadas, e rosas solitárias ficam especialmente qualificadas em um idioma secreto entre os apaixonados.

O Cravo branco, acredita-se ser um afrodisíaco, simboliza o amor, e fertilidade, e se tornou uma flor de casamento popular o cravo amarelo era reservado para rejeição, e vermelho para um coração dolorido.

Neste pequeno resumo podemos ver os tão variados significados que as flores podem ter, mas nunca se esqueça que em sua grande maioria esses significados são lendas e mitos criados ao longo do tempo, se você pretendia tatuar algum motivo e encontrou qualquer argumento que o desestimulou, faça o que seu coração deseja e ignore esses fatos pois o que algumas flores foram para Zeus, Napoleão ou Kefren, pode não ter o mesmo sentido para você, e não deixe de se ornamentar por mera ideologia figurativa.

Flor de Lotus






O lótus é um dos oito símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista.

As raízes do lótus estão na lama, o caule cresce através da água, e essa metafora fortalece a flor perfumada que desabroxa sua beleza acima da água a cada raio de sol. Este padrão de crescimento significa o progresso da alma que mesmo adversa vindo da lama materializa-se na primavera e sobrepõe-se a todas as adversidades.

Embora haja outras plantas que nasçam acima da água, apenas o lotus que devido à força do seu caule, sobe de oito a doze centímetros acima da superfície demonstrando a sua grandesa e ezuberancia.

De acordo com o Lalitavistara, "o espírito do melhor dos homens é impecável, tal como o lótus na água enlameada que não aderem a ele."

De acordo com outro especialista, esotérico budista, "O coração dos seres é como uma lótus fechada: quando as virtudes do Buda desenvolver neles, o loto ira floresce; é por isso que Buda sempre esta representado em um lótus florescente".

O lótus é uma das melhores metáforas do budismo aparece em todos os tipos de arte budista em todas as culturas budista elas muitas vezes embelezam as artes têxteis, cerâmicas e arquitetura.

A mais importante divindade budista "Buda" é associada a lótus, por estar sentada sobre uma em plena floração ou tela em suas mãos isso aparece em algumas imagens do Buda de pé ou cada pé repousa sobre um lótus separada.

A cor do lótus tem uma influência importante sobre a simbologia associada a ela:

Lotus Branca: Esta representa o estado de perfeição espiritual e mental total pureza e proclama a sua natureza perfeita, uma qualidade que é reforçado pela cor de seu corpo.

Lotus Rosa: Este supremo do loto, geralmente reservada para os mais altos deidade. Assim, naturalmente, é associada com o Grande Buda.

Lotus Vermelha: Isto significa a natureza original e pureza do coração (hrdya). É o loto de amor, compaixão, paixão e todas as outras qualidades do coração. É a flor de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão.

Lotus Azul: Este é um símbolo da vitória do espírito sobre os sentidos, e significa a sabedoria do conhecimento. Não é surpreendente que as flores preferidas de Manjushri, o Bodhisattva da sabedoria.

Ferraduras









Ferradura

Ao contrario do que pode se imaginar, a ferradura nada tem haver com corridas de cavalo, onde a aposta e consequentemente a perda e ganho estão relacionados pois o fator sorte tem grande influencia nisso.

A ferradura tem sua ligação como símbolo da sorte, desde os tempos romanos (que foram seus criadores), ela era conhecida como amuleto do Oeste, pois possuía uma forma em “U” e acreditava-se que esta forma repelia os males, por ter sua forma associada com uma lua crescente, que sempre traz a fertilidade, assim ao longo do tempo a ferradura foi tornando-se um amuleto de sorte e vista e interpretada de varias maneiras, uma ferradura na entrada de um lar, protege seus ocupantes, apontada para baixo escoa o azar, e apontada para cima vem celebrar a sorte.

Orkut Twitter Facebook gmail myspace Favoritos